
É ridículo o quanto essa emissora consegue estabelecer padrões, uma vez que a mesma tem consciência que atinge boa parte da massa. Massa, que muitas vezes está em grande déficit de instruções, por diversos motivos (falta de bons investimentos do poder público na educação, por exemplo).
Agora, como se não bastasse, possui um "sambinha" extremamente positivista e manipulador, onde continua a glorificar o esporte como o avanço e desenvolvimento do país, tal como fizera em 1968 (enquanto a população tomava porrada na ditadura, a Globo criava o Rei Pelé, a Rainha Xuxa, o rei Roberto Carlos...), e o mesmo "sambinha", ainda passa um conceito "a la Rede Globo" sobre globalização, deturpando o que é esse processo, repetindo tudo o que essa nação já fez de errôneo sobre a sua própria História, narrada pelos vencedores.
E agora vivemos processos similares, onde o País tem uma população carente de boa instrução pedagógica e cultural, e recebe diariamente informações, passadas errôneamente como se fossem naturais, levantando a idéia de que o ser somente estará inserido no processo de desenvolvimento econômico, social e político, que é a globalização, se escolher a Globo como fonte de transmissão, neste caso, da Copa e das Eleições.
Com isso, consegue estabelecer que a globalização é algo maravilhosa, junto à Copa e às Eleições, e que se isso tudo for acompanhado pelo "povo" na Rede Globo, isso viria a ser globalização.
Enquanto professor e pesquisador em História, não posso deixar com que ações de deturpações do pensamento passem ilesas, e como não detemos os meios de comunicação em massa, tento através deste, propagar uma contextualização daquilo que as crianças e jovens desse país assistem, não que seja à favor da ditadura (longe de mim, quero paz, violência só gera mais violência), mas há-se necessidade extrema de conversamos mais e melhor a respeito do que a mídia transmite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
República brasileira, o que pensas?